Eduardo Beraldo Amaral, cirurgião-dentista, sendo imunizado
A Secretaria Municipal de Saúde, em atendimento a solicitação feita por este regional, disponibilizou na manhã desta sexta-feira, 27, na sede do CRO-TO, a vacina contra influenza (H1N1), para todos os profissionais de saúde da área odontológica.
“O esforço foi válido para que hoje os profissionais pudessem ter o CRO-TO como posto de vacinação. Esperamos alcançar esse objetivo nas Delegacias de Gurupi e Araguaína”, afirmou o presidente do CRO-TO, Dr. Nelson Alves de Castro.
“Sem dúvidas a iniciativa do CRO-TO foi excelente, a atitude sobremaneira estará colaborando para a valorização dos profissionais da Odontologia”, disse o cirurgião-dentista, José Cláudio Lois.
A campanha segue até 1º de junho e o dia “D” será 12 de maio. O profissional da odontologia que queira se prevenir deverá procurar a unidade mais próxima, portando de sua carteira de inscrição junto ao Conselho e do Cartão do SUS, durante os horários de funcionamento.
Saiba mais
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os subtipos A e B apresentam maior importância clínica.
Os vírus influenza circulam no ambiente e em alguns momentos apresentam maior circulação, especialmente no período do outono e inverno.
As principais medidas de prevenção para influenza são:
- Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar. No caso de não haver água e sabão, usar álcool gel;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença. Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Intensificar ingestão de líquidos.
Fonte: CRO-TO