É a primeira vez que o procedimento é realizado no Hospital Municipal de Araguaína / Foto: Divulgação
Um procedimento de Odontologia Hospitalar inovador foi realizado pelos profissionais do Hospital Municipal de Araguaína (HMA). O tratamento conhecido como ART (sigla em inglês para Tratamento Restaurador Atraumático) é uma técnica que restaura os dentes atingidos pela cárie dental utilizando somente instrumentos manuais, ou seja, sem o uso de brocas ou turbinas.
O tratamento foi aplicado em uma criança de quatro anos com problemas cardíacos, e que apresentou cáries múltiplas. Tal problema, segundo os profissionais, pode comprometer a estética, função, fonação e a autoestima da criança, além é claro de se tornar foco para infecção bacteriana.
Simples, barato e fundamental
O procedimento e uma iniciativa a mais além do tratamento convencional já oferecido ao paciente. Simples e de baixo custo, a intervenção odontológica é fundamental para assegurar a saúde de pacientes cardíacos.
A odontóloga hospitalar do HMA, Dra. Marlei Pires, destacou a satisfação por ser uma das responsáveis por restabelecer a autoestima do paciente, devolvendo conforto e bem-estar. Ela explicou que, devido ao problema cardíaco, as cáries eram um fator de risco para saúde da criança.
“Ficamos muito preocupados com o risco de Endocardite Bacteriana, por isso optei pela ART, confeccionei as coroinhas de ionômero de vidro, visto que a criança tinha indicação para tal procedimento. Foi um tratamento de grande eficácia em dentes de leite e com baixo custo”, enfatizou.
A doença
A Endocardite Bacteriana é uma inflamação da membrana interna do coração e suas válvulas. Considerada uma doença grave, ela é causada por agentes infecciosos (bactérias) que invadem o sangue e podem ser originários de várias partes do corpo, principalmente da boca.
A Endocardite Bacteriana é uma doença grave causada por bactérias que podem vir da boca / Foto: Divulgação
Fonte: AF Tocantins