O CRO-TO está apoiando a “Campanha Prontuários Médicos/Odontológicos" realizada pela Polícia Científica do Tocantins, por intermédio do Instituto de Medicina Legal (IML). Com o objetivo de acelerar o processo de identificação de vítimas cujos corpos estejam em estado avançado de decomposição ou tenham passado por processos de carbonização ou esqueletização, a Polícia Científica do Tocantins, por intermédio do Instituto de Medicina Legal (IML), lançou uma campanha educativa na tentativa de conscientizar médicos e dentistas, tanto da rede pública quanto privada, sobre a importância de guardar e disponibilizar os prontuários dos pacientes.
A perícia odontoforense é de fundamental importância para a identificação humana, pois, cada arcada dentária possui suas particularidades. Através dessa perícia é possível obter informações de características únicas e estabelecer dados biotipológicos como espécie, sexo, idade, grupo racial e estatura.
Essas informações são utilizadas para restringir o universo de supostos, auxiliando a autoridade policial em investigações de pessoas desaparecidas. O exame odonforense é tão preciso quanto aos exames papiloscópicos e de DNA e tem potencial de individualizar a pessoa, além disso, sua realização não demanda equipamentos laboratoriais muito complexos e caros. Entretanto, para a realização de perícias odontoforenses é imprescindível que os prontuários médicos e odontológicos sejam bem elaborados e mantidos arquivados.
Fonte: Polícia Científica do Tocantins / Instituto de Medicina Legal