O Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO/TO) promoveu neste sábado, 26, no Auditório do Sebrae, em Palmas, a palestra “Avaliação de risco de intervenção e emergências médicas em Odontologia”, ministrada pela Profª Dra. Juliana Ramacciato, especialista em Farmacologia e em Anestesiologia Terapêutica Medicamentosa, formada pela Universidade de Campinas.
A palestra abordou as medidas preventivas que devem ser praticadas pelos profissionais, assim como manobras, medicações e equipamentos recomendados para atendimento básico de situações de emergências médicas no ambiente odontológico.
O presidente do CRO/TO, Weslley Rodrigues, explica que a palestra foi viabilizada para contribuir com a formação e aperfeiçoamento dos profissionais do estado. “As emergências médicas são situações inesperadas que podem acontecer a qualquer momento. É necessário o preparo constante e atualizado do profissional frente às mais novas recomendações mundiais para suporte básico de vida”, disse.
De acordo com a palestrante Dra. Juliana Ramacciato, o atendimento odontológico apresenta algumas características que podem contribuir para o surgimento de situações de emergência como: o stress e a ansiedade dentária, a injeção intravascular acidental de anestésicos locais, as interações medicamentosas indesejáveis, as complicações de vias aéreas por engasgamento ou a sedação indevida e até mesmo reações alérgicas inesperadas.
A profa. Dra. Juliana Ramacciato é graduada, mestre e doutora em Odontologia pela FOP-UNICAMP, com áreas de concentração em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa.