Neste 14 de abril, os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia completam 56 anos de história, de trabalho e de compromisso com a valorização da Odontologia. Trajetória marcada por importantes desafios e conquistas para assegurar o bom conceito da profissão à sociedade.
Nesta data, juntos, resgatamos a origem da
missão precípua do Sistema Conselhos, iniciada na década de 60, por meio da
Lei nº 4.324/1964. A cada época, o papel social dos Conselhos de Odontologia foi resinificado para validar a ética odontológica nacional. A cada nova década, mudanças foram adotadas para melhor adequar a excelência necessária da Odontologia; legado iniciado com o Presidente Dílson Ávila Tomé e, hoje, conduzido pelo Presidente Juliano do Vale.
Nesta ocasião, a missão precípua do Sistema Conselhos contextualiza nova etapa de trabalho frente ao cenário mundial de pandemia, provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Um momento totalmente atípico para todos, enquanto profissionais da Odontologia, enquanto Conselhos de Odontologia e, sobretudo, enquanto nação brasileira.
É tempo de braços dados, de novas ações e novos caminhos. Em meio ao cenário de calamidade pública, em que as necessidades do coletivo sobressaem qualquer interesse individual, o Sistema Conselhos caminha unido diante dos enfrentamentos vivenciados pela COVID-19. Neste momento, Presidentes, Conselheiros, Cirurgiões-Dentistas, Profissionais Técnicos e Auxiliares representam uma única voz, Odontologia brasileira.
Por Michelle Calazans, Ascom CFO
[email protected]